A primeira edição do "Paralelo 16º - Festival nacional de Dança Contemporânea" ocorreu no ano de 2005.
Naquele momento, a realização foi uma iniciativa de produtores de dança e artes cênicas da cidade de Goiânia/GO, com a parceria do Governo do Estado de Goiás, através da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira.
A repercussão daquele, que era o 1º Festival de Dança do Estado de Goiás, foi grandiosa, tanto na imprensa local, como em grandes veículos nacionais.
O público da cidade foi agraciado com uma intensa programação, que reuniu espetáculos de diversas partes do Brasil, de grupos como Balé da Cidade de São Paulo, Grupo Grial (Recife/PE), WLAP Cia de Dança (SP), Balé do Estado de Goiás, Cristian Duarte (SP), Marcia Milhazes Cia de Dança Contemporânea (RJ). Também esteve presente a bailarina Ana Vitória (RJ) que ministrou uma oficina de dança contemporânea, além de Cássia Navas e Arnaldo Alvarenga que proferiram palestras e participaram de debates públicos.
Desde então os mesmos produtores têm buscado recursos junto à iniciativa pública e privada, para dar prosseguimento a este projeto, realizando novas e maiores edições. A pretensão dos organizadores e idealizadores do "Paralelo 16º" é que sua atividade torne-se perene, de forma anual ou bienal, fazendo com que Goiânia ingresse no circuito de grandes eventos brasileiros da dança.
Em 2009 este sonho torna-se realidade. Finalmente será realizada a segunda edição do evento, que agora passa a ser chamado de "Mostra Internacional", já que, neste ano, fará parte da programação, o trabalho de grupos estrangeiros.
Em breve será divulgada aqui toda a programação, que contará com espetáculos locais, nacionais e internacionais, palestras e debates, mostra de vídeodança, e oficinas ministradas por professores de renome internacional.
Aguarde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário